domingo, 27 de agosto de 2017

AOS CINQUENTINHAS


Antes, a Semiótica – palavrão que significa “a voz da natureza” – pois a natureza fala, grita e até se desespera. Mas há pessoas que não escutam, não traduzem e nem decodificam nada. 




Se o tempo escurece de repente, é sinal de que pode chover. Onde há fumaça, há fogo. Eis o beabá. São indícios ou sinais da natureza. A fome, a sede, a dor são vozes do corpo. O cansaço e o estresse são vozes do corpo. São indícios que clamam. Mesmo assim, há surdos, mudos, cegos e, sobretudo analfabetos, que não traduzem nem interpretam e nem atendem esses clamores.
Eis a questão, indícios.

Se o seu carro tem um barulho diferente, o motorista para e verifica a sua voz. No radiador põe água. Óleo no motor. Troca-se o pneu. Mas um motorista inapto pisa no acelerador com mais vontade, força o carro a andar e ele funde o motor.

O cinquentinha já aprendeu o que tinha que aprender. Já deu o que tinha que dar. Está na hora de tirar o pé do acelerador. Não significa estacionar seu carro. Significa dar mais atenção a ele. Já não é um carro novo. É um seminovo. Isso significa que é também um carro semivelho.

Quem não se adapta desaparece.

A natureza fala. A musculatura do corpo desgasta. O cérebro esquenta e exige pulos e saltos. Pode ser um salto maior do que as pernas. Cada ser humano tem a sua biografia construída e armazenada no seu arquivo interno. Perdê-la de um momento para outro não custa nada. Ouvir a natureza, escutar atentamente as vozes do corpo. Interpretar e dar cuidado a elas. Ter pena do seu corpo. Cuidar é preciso. Dever de cada um. Cuidar da sua casca. Uma casca de porcelana.

Jogar sua biografia no lixo? Depois de tanto sacrifício, de vitórias e conquistas? De erros e fracassos? De experiências de vida? Pensar bem é preciso. Além disso, todo comportamento é positivo. Quer dizer que cada um faz o que quiser de sua vida. Hitler não cometeu nenhum deslize, segundo sua consciência. Truman não pensou duas vezes ao autorizar o lançamento da bomba atômica. Um senador não jogou no lixo a sua brilhante biografia, num momento inesperado, colocando-se dentro de uma simples arapuca? Estes são suicídios programados a longo prazo. Todos evitáveis.


A música toca para todos. Dança quem quiser.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...